Mostra fotográfica é exposta na Prefeitura de Araranguá

Publicado em 07/10/2014 às 13:57 - Atualizado em 07/10/2014 às 13:57

Créditos: Renata Rocha Baixar Imagem

O subsecretário de Cultura, Jair Anastácio, convida a comunidade para apreciar a Mostra Fotográfica "Retratos da vida", o cotidiano do bairro Urussanguinha retratado por alunos entre nove e 14 anos, participantes de uma oficina de fotografia, realizada no mês de agosto na Escola de Educação Básica Professora Dolvina Leite de Medeiros.

A exposição conta com aproximadamente 50 fotos, 21 delas ampliadas, após serem selecionadas, na própria escola, por uma equipe de avaliadores convidados pela organizadora da oficina, a professora Rachel Rocha Cardozo.

Dentre os selecionadores, encontravam-se presentes, a professora do curso de Jornalismo da faculdade SATC, Marli Vitali,  o historiador, artista plástico e representante do IFSC, Alexandre Rocha, o fotógrafo, Enio Frasseto,  representando Mazzuco, Josi Maciel,  representando a Revista W3,  Felipe Balthazar e Rafael Henrique Ribeiro, o subsecretário de Cultura, Jair Anastácio, representando a APP, Glória Cardozo, representando os professores,  Jacqueline Cardida e Thiago Sá,  e representando a direção do estabelecimento de ensino, Maria Vieira.

Quem desejar apreciar as imagens, resultado dos olhares de 21  alunos (sendo oito do SAEDE, Serviço de Atendimento  Educacional Especializado), que tiveram como professor o estudante de Jornalismo da Faculdade SATC, Guilherne Hahn, poderá visitar o hall da prefeitura, onde encontram-se essas imagens, afim de que o observador possa transitar entre elas e admirar a arte em fotografias desses alunos.

A frase de apresentação da oficina demonstra o que a estudante do sétimo ano, Nathália Girardi, expressa na fotografia. "Acho muito importante fotografar porque posso me expressar sem usar palavras".

As imagens retratadas não necessitam de explicação. Basta observá-las para compreender a dimensão da arte através da fotografia. "Sempre há espaço para apresentar a sociedade, as atividades que incentivam a arte. Essa mostra fotográfica é um exemplo de que quando incentivados, alunos produzem trabalhos de qualidade, por isso a importância de reservar um espaço para que outras pessoas, além da comunidade escolar, possam apreciá-las. São belíssimas imagens, que apresentam não só qualidade como a  sensibilidade dos alunos. Quem vir, com certeza vai se encantar com a mostra fotográfica", destacou o subsecretário de Cultura, Jair Anastácio.