ANÁLISE REALIZADA SOBRE GEOPROCESSAMENTO

Publicado em 13/10/2021 às 09:30 - Atualizado em 13/10/2021 às 09:30

Nesta última semana a Administração Municipal de Araranguá, realizou uma prova de conceito com a empresa vencedora da licitação, VM2GEO Engenharia e Sistemas LTDA, sobre Sistema de Geoprocessamento.

Na oportunidade, foi analisado pelos funcionários da Secretaria de Planejamento, Departamento de Tributos e pela equipe de TI, umas das principais funcionalidades do sistema integrado de geoprocessamento para gestão territorial, instituição de observatório urbano e valores imobiliários, para a elaboração e manutenção da planta genérica de valores.

As funcionalidades apresentadas, foram as seguintes:

Demonstração de cadastro de usuários;

Demonstração do portal da consulta prévia;

Demonstração do portal da avaliação de imóveis;

Demonstração do ambiente de edição e entrada de dados.

Futuramente, com o programa já implantado e a empresa contratada, os cidadãos poderão emitir consulta prévia, localizar imóveis e entre outras funções, apenas utilizando o programa.

O QUE É GEOPROCESSAMENTO?

Geoprocessamento representa um conjunto de tecnologias capazes de coletar e tratar informações georreferenciadas, que permitam o desenvolvimento constante de novas aplicações por meio de softwares específicos e cálculos. Ou ainda, o conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial.