Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Publicado em 01/10/2021 às 11:21 - Atualizado em 01/10/2021 às 11:22

Em outubro os olhares se mobilizam em prol da saúde das mulheres!

O Outubro Rosa é um evento dedicado à prevenção do câncer de mama, que busca conscientizar à população e incentivar a realização dos exames de rastreamento, para que a doença seja detectada o mais precocemente possível. Como a doença avança com o tempo, é essencial que ela seja diagnosticada o mais rápido possível, o que irá garantir mais chances de cura.

 

Conforme Viviane Steckert, enfermeira do Programa Saúde da Mulher, nos últimos anos, a Secretaria de Saúde de Araranguá tem trabalhado com a população feminina, a importância de "estar alerta" a qualquer alteração suspeita no seu corpo. Assim como, tem desenvolvido ações com as Unidades de Saúde sobre a importância do rápido encaminhamento para a investigação diagnóstica de casos suspeitos e início do tratamento adequado, quando confirmado o diagnóstico.

 

''Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres a partir dos 40 anos, devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos, e todas as mulheres que já iniciaram vida sexual devem realizar o exame Papanicolau (preventivo de colo do útero) anualmente. Esses exames, podem ajudar a identificar o câncer antes da pessoa ter sintomas''.



Ainda segundo Viviane, a prática de atividades físicas e ter uma alimentação saudável, com peso corporal adequado, estão associadas a um menor risco de desenvolver câncer em geral.

 

''No caso do câncer de mama, cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação, também é considerada um fator protetor. Em todos os eventos do Outubro Rosa, há um foco em promover dicas para as mulheres sobre outros problemas de saúde, que afetam a população feminina, como o câncer de ovário, colo do útero e de endométrio'', conclui Viviane.

 

A campanha Outubro Rosa, foi criada para divulgar não apenas em outubro, mas sim o ano inteiro. Visto que, o cuidado com a saúde feminina deve ser uma preocupação permanente. Com diagnóstico precoce, as chances de cura são de até 95%.

 

Confira a seguir, os dados que a Secretaria de Saúde de Araranguá registrou de preventivos realizados e mortalidade por câncer, nos últimos três anos.

 

Preventivos coletados:

2019: 5.923

2020: 2.860

2021 (até agosto): 2.740

 

Número de mortalidade por câncer de vulva, vagina, corpo do útero e porção do útero:

2019: 3

2020: 3

 

Mortalidade por câncer de mama:

2019: 7

2020: 2

2021: 4

 

Mortalidade por câncer de colo do útero

2019: 1

2020: 2

2021: 2

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO