Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Prevenção contra a dengue

Publicado em 29/06/2020 às 13:59 - Atualizado em 29/06/2020 às 14:51

A população de Araranguá tem se mostrado aflita nos últimos dias em decorrência de um surto de mosquitos que tem aparecido na região. De acordo com o Coordenador da vigilância epidemiológica de controle a dengue, Joélcio Anastacio, a situação está relacionada a questão climática.

''Deveria ter acontecido nos meses de fevereiro e março, no entando devido o período de seca e estiagem, os ovos que foram depositados acabaram ficando adormecidos e agora que começa a retornar o período de chuva, os ovos começam a eclodir e consequentemente os mosquitos adultos tendem a aparecer. E na medida que temos um grande volume de mosquitos, aumenta também as chances de ter o Aedes aegypti, o mosquito transmissor das doenças de dengue, Chikungunya e zikavírus. Por isso alertamos toda população, que embora estejamos entrando no inverno, não é para esquecer dos cuidados que promovem a prevenção dessas doenças’’, conta Joélcio.

Ainda segundo o Coodenador Joélcio, devemos estar sempre atentos em relação aos recipientes que acumulam água e eliminá-los, para ter um maior controle desta população de mosquito em nossa cidade.

''Nós estamos vivendo um momento de pandemia e é sempre bom lembrar, para que neste período de isolamento, pessoas que estão em casa estejam fazendo uma obervação no seu pátio e promovendo uma limpeza, que consequentemente estará contribuindo para este problema de saúde pública que é muito grave. Em Araranguá, nós já temos registrado em 2020, 20 focos de Aedes aegypti, sendo que 10 destes focos, estão na área considerada infestada no bairro Mato Alto. Percebemos, que cada vez mais requer a participação da população neste processo de controle’’, conclui o coordenador da vigilância.

 

 

Assessoria de Comunicação