---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Araranguá

Publicado em 19/06/2013 às 10:32 - Atualizado em 18/10/2013 às 11:04

Araranguá, encanto do Sul

 

Conhecida como a Cidade das Avenidas, Araranguá pertence a Microrregião do Extremo Sul Catarinense e possui, segundo o IBGE/2012, 62.308 habitantes. A área urbana do município é de 759  km² enquanto a área rural ocupa  2135 km², totalizando 303.91 km².

A cidade das Avenidas é cortada pelo Rio Araranguá, se divide em duas áreas distintas: o centro e suas proximidades, próximo a BR-101, com largas avenidas, comércio intenso, e o litoral, dotado de natureza privilegiada, o que faz a cidade ser conhecida por suas belezas naturais.

 

Como ponto turístico e grande atrativo de turistas, o Balneário Morro dos Conventos apresenta-se majestoso, com praia, dunas, furnas e a foz do Rio Araranguá. Este ambiente de natureza privilegiada atrai também praticantes de esportes como o voo livre. Este cenário, com um importante penhasco abriga ainda  o farol da Marinha e um mirante que atrai grande quantidade de turistas para visitação, para deslumbrar-se com as belas paisagens e com a tranquilidade que a natureza oferece.

 

Para quem deseja se aventurar, as dunas, com as areias brancas, possibilita uma extraordinária caminhada, com a vantagem de apreciar a diversidade de paisagens naturais. Além do belíssimo Morro dos Conventos, Araranguá  também é privilegiada pela presença de lagoas bem estruturadas para banho e os campings. 

Quem procura descanso e tranquilidade, as lagoas são excelentes atrativos. Na lagoa da Serra, com 9 km² de águas mornas e azuis, é possível encontrar lebres, quero-queros, marrecos, garças e inúmeras variedades de peixes. O município conta ainda com  as lagoas dos Bichos, do Cortado, Dourada, Mãe Luzia e o Caverá Contry Park, compondo um sistema ecológico de rara beleza.

 

A Barra do Rio Araranguá também atrai turistas de todas as regiões, em qualquer época do ano. Outro cenário de rara beleza natural é Balneário Ihas,  principal alvo dos pescadores e turistas que desejam apreciar uma bela paisagem. No local, o artesanato criado pelos moradores locais, também é destaque.  

 

Como ponto econômico, destaca-se o turismo e o forte comércio, hotelaria, além de indústrias,  como exemplo, a maior  exportadora de mel do país, considerado melhor mel do mundo, título concedido pra a empresa Prodapys em 2007, na Apimondia, um dos maiores congressos de apicultura do mundo.


Considerada o paraíso do sul, Araranguá possui gente hospitaleira, excelente infraestrutura e está esperando, sempre, para atender bem os visitantes.

 

Mais Informações:

Araranguá foi desmembrada de Laguna e elevada à categoria de município em 3 de abril de 1880, cuja instalação se deu em fevereiro de 1883.

Localiza-se a uma latitude 28º56'05" sul e a uma longitude 49º29'09" oeste, estando a uma altitude de 13 metros. Possui uma área de 298,42 km². É uma das cidades mais prósperas do Sul catarinense.

Faz parte da 9º região turística do Estado “ O caminho dos Canyons”, e tem importância regional muito grande por abrigar a conhecida região do “Vale do Araranguá”.

Também conhecida como “Rainha do Sul Catarinense”, Araranguá é chamada de Cidade das Avenidas pelo seu traçado urbanístico de amplas ruas e avenidas estabelecidas no século XIX pelo idealizador da planta da cidade engenheiro Antonio Lopes de Mesquita.

Possui uma localização privilegiada, às margens da BR 101, encontra-se entre as principais capitais: Florianópolis-SC e Porto Alegre-RS, a uma distancia de 200 km de cada capital. A cidade se destaca nesta região, por seus altos índices de crescimento populacional e conseqüentemente pelo desenvolvimento econômico que vem apresentando nos últimos anos.